Barcelos lança projecto de combate ao insucesso escolar

A Câmara Municipal de Barcelos celebrou um protocolo com os agrupamentos de escolas do concelho que visa a implementação do Projeto de Intervenção Psicossocial e Psicoeducativo de Barcelos, destinado ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. O investimento ronda o meio milhão de euros, sendo que 85% desse valor é financiado pela missiva europeia de apoio ao combate ao insucesso e abandono escolar ao longo dos próximos três anos.
“No total vão ser nove técnicos para o projeto. Foi uma janela de oportunidade que surgiu e que foi preciso amarrar com a contratualização dos docentes. Juntamente com o psicólogo colocado pelo Ministério da Educação dos agrupamento e agora com estes técnicos estão reunidas as condições para o projeto ter sucesso”, destaca Armandina Saleiro, apontando ainda o especial foco do projecto na terapia da fala.
“As questões linguísticas e de fonética podem condicionar o sucesso educativo do aluno, por isso é importante esta intervenção para mitigar os problemas que podiam surgir”, justificou a vereadora acrescentando que a aposta na educação “não é só nos edifícios”.
Serão abrangidas por este protocolo aproximadamente 6800 crianças. 2300 no pré-escolar e 4500 no 1º ciclo.
Áudio:
Declarações da vereadora da Educação, Armandina Saleiro
