BE apela discussão em torno da estátua de Gomes da Costa

O Bloco de Esquerda de Braga celebrou o 25 de Abril com uma acção de protesto. Esta noite, algumas dezenas de militantes do partido taparam a estátua do Marechal Gomes da Costa, situada na praça Conde de Agrolongo.
António Lima, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, disse à RUM que esta acção serviu para “lembrar a Revolução dos Cravos nas ruas” e para que a população bracarense discuta a pertinência da manutenção e respectiva existência de monumentos em honra de nomes conotados ao fascismo. “Braga ainda não fez o esconjuro com o passado e mantém nas suas praças principais figuras ligadas à Ditadura, como é o caso do Marechal Gomes da Costa”, disse.
“Braga ainda não fez a catarse”
anos depois da Revolução dos Cravos que marcou o início do regime democrático do país, António Lima disse à RUM que “não faz sentido” que figuras históricas associadas à Ditadura continuem a ser lembradas.
Para o deputado da Assembleia Municipal do BE “não podemos continuar a conviver com uma situação que oprimiu o país durante mais de 40 anos”. “Assim sendo, estamos a desvalorizar aquilo que o 25 de Abril comemorou”, concluiu.
