BE quer acção conjunta de fiscalização do rio Este

O Bloco Esquerda reconhece esforço por parte da Câmara Municipal de Braga em requalificar margens e cursos de água do rio Este, mas “aponta o dedo” às sucessivas descargas poluentes naquele rio. Os bloquistas admitem que o troço que atravessa a cidade de Braga “está melhor”, mas que a recuperação pode cair em “saco roto” face aos focos poluidores.

O deputado do BE, eleito pelo círculo de Braga, Pedro Soares dá conta de que foi enviada ao Governo uma pergunta em que solicita intervenção conjunta entre a Agência Portuguesa do Ambiente, o município de Braga e a Agere.

“A Agere tem a concessão do saneamento de toda a zona da cidade e este problema tem que ver com fontes poluidoras que despejam para os colectores. Devia de haver uma acção conjunta que detecte as fontes poluidoras e que procure um tratamento adequado desses efluentes”, destaca o deputado.

Pedro Soares refere que são muitas as denúncias de focos de poluição, e estranha a notícia que dá conta de que a Câmara Municipal teria um sistema de detecção da qualidade do rio, mas, segundo Soares, “a situação mantêm-se”.

“Tem que existir uma atitude mais firme e determinada por parte do município e também pela administração central. Existem descargas que tiveram origem nas piscinas municipais e descargas de tintas para o rio de um armazém. Vemos, de 15 em 15 dias, estas denúncias de águas poluídas vindas de colectores. Algo não está bem e a Agere devia tomar uma posição sobre esta matéria”, refere Pedro Soares.

nunocerqueira
nunocerqueira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv