BE quer discutir na AR encerramento dos balcões da CGD

O Bloco de Esquerda (BE) está contra o encerramento dos balcões da Caixa geral de Depósitos (CG) e, por isso, quer levar o assunto a debate na Assembleia da República.

Assim sendo, mais logo à tarde (pelas 17h30), o BE de Braga vai estar a recolher assinaturas junto à agência do banco público localizada na freguesia bracarense de S. Vicente, uma das que irá fechar portas em breve.

Para o deputado bloquista Pedro Soares, eleito pelo círculo eleitoral bracarense, estes encerramentos são “inexplicáveis”, principalmente em zonas de grande densidade populacional, como é o caso da agência na freguesia de S. Vicente. “Uma entidade bancária pública não pode deixar de ter em conta as necessidades dos utentes. Quando a CGD retira um balcão de uma zona extremamente populacional está a abrir espaço que entidades privadas se instalem nesses locais”, acrescentou.

O objectivo do BE é levar este assunto a debate na Assembleia da República, mas para isso precisa de recolher, pelo menos, 4000 assinaturas. “Queremos que esta petição seja subscrita por toda a população e por todos os utentes da CGD. Só dessa dessa forma é que esta questão poderá ser trazida para discussão em plenário”, afirmou.

“Forças políticas devem mobilizar-se em torno deste assunto”

Pedro Soares reuniu, há poucos dias, com o presidente do município bracarense, Ricardo Rio. À RUM disse que este assunto “não pode ser esquecido” e que o Bloco de Esquerda pretende levar o tema a debate na Assembleia Municipal. “É essencial que todas as forças políticas defendam a manutenção destes balcões porque esta é uma questão de interesse público. Já demonstramos a nosso desagrada na Câmara Municipal e levaremos o assunto à Assembleia Municipal”, disse.

Áudio:

Pedro Soares, deputado do BE, fala sobre esta petição

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv