Binário: gnration lança hoje novo ciclo performativo

Inspirados pela lógica da programação, os mastermind do gnration lançam hoje um novo ciclo performativo chamado “Binário”. De acordo com os especialistas do universo tech, este código utiliza uma “linguagem” de base 2, e também é esse o princípio que norteia o novo ciclo do gnration: apresentar espectáculos que mesclem estas duas linguagens distintas: a música e a imagem.
De acordo com Luís Fernandes, programador do gnration, este espaço cultural bracarense vai convidar artistas que cruzam som, luz e imagem. O objectivo? Trazer “com maior regularidade” à cidade dos arcebispos este tipo de espectáculos.
Para o programador do gnration, este tipo de espectáculos ganha ainda mais importância depois de Braga ter sido eleita como Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts. O francês Alex Augier é o artista que vai estrear este novo ciclo performartivo, mais logo à noite. Luís Fernandes garante que a Blackbox do gnration vai receber um espectáculo “impressionante”.
“_nybble_” (assim se chama a performance) apresenta Alex Augier a manipular um sintetizador modular. Neste espectáculo, o desenho de palco coloca o músico no centro da ação, ladeado por quatro ecrãs transparentes e quatro pontos de difusão sonora, oferecendo ao público uma paisagem de som em quadrifonia e uma imagem quadriscópica.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e custam 5 euros. O espectáculo começa, esta noite, às 22h30.
Ciclo “Binário” conta com mais dois espectáculos
À RUM, Luís Fernandes adiantou, em primeira mão, que estão a ser preparados mais dois espectáculos à conta deste ciclo “Binário”, em Abril e em Junho: Myriam Bleau trará a Braga um “espectáculo impressionante”, onde produz som e imagem a partir de taças de vinho, e Nicolas Bernier, “um nome enorma da arte digital”, que terá uma instalação temporária no gnration e que fará uma apresentação do novo trabalho.
Áudio:
Luís Fernandes, programador do gnration, fala sobre este novo ciclo
