BPB homenageia Fundador do Museu de Arqueologia

A Biblioteca Pública de Braga (BPB) segue com o ciclo expositivo “Efemérides”, desta vez com o fundador do Museu Nacional de Arqueologia. Até 28 de Setembro, José Leite de Vasconcelos será lembrado em Braga com uma exposição que assinala os 160 anos do seu nascimento.
Elísio Araújo, director da Biblioteca Pública de Braga, conta que esta é uma “figura brilhante” que deixou a Medicina para trás e que dedicou a sua vida à Filologia, Filosofia e Arquelogia, tornando-se assim numa das figuras mais importantes nestas áreas de investigação em Portugal.
José Leite de Vasconcelos foi pioneiro no estudo de dialetos e de nomes próprios portugueses, entre outros âmbitos, fazendo ainda recolhas, coletâneas, ensaios, poesia e centenas de artigos em órgãos nacionais e estrangeiros. Merecem destaque as suas obras “Religiões da Lusitânia”, “Tradições Populares Portuguesas”, “Opúsculos”, “Portugal Pré-Histórico”, “Antroponímia Portuguesa”, “Etnografia Portuguesa”, “A Figa”, “Contos Populares e Lendas”, “Romanceiro Português” e “Cancioneiro Popular Português”.
Há para ver uma centena de publicações de e sobre José Leite Vasconcelos, incluindo uma secção simbólica de estudos sobre o Minho, como registos de achados, a defesa do castelo de Braga, o santuário da fonte do Ídolo, o desejado museu de arqueologia local e a troca de cartas com o vimaranense Martins Sarmento.
Esta mostra, de entrada livre, pode ser visitada
Áudio:
Elísio Araújo, director da Biblioteca Pública de Braga (BPB), fala sobre a figura em destaque em mais uma mostra do ciclo “Efemérides”
