Braga atribui bolsas para alunos de música e dança

O Município de Braga vai voltar a atribuir bolsas de estudo para a dança e música. As bolsas, que existem fruto de um protocolo com a Fundação Bonfim e Arte Total, só podem ser atribuídas a alunos do ensino público, residentes no concelho de Braga e representam o pagamento da anuidade da frequência no próximo ano lectivo.
Lídia Dias, vereadora da cultura em Braga, explica que esta bolsa “vai potenciar o desenvolvimento de capacidades a alguns alunos”, frisando que esta “é uma acção significativa para muitos alunos de Braga”.
Quem se candidata vai poder escolher entre dança e música e adaptar a sua candidatura às competências que já possui. Esta é uma forma que o município encontrou de consagrar a possibilidade de aprendizagem a estes estudantes que, de outra forma, poderiam estar privados do acesso ao ensino especializado nestas áreas. A vereadora dá como exemplo um dos alunos que já foi consagrado com esta bolsa: “O aluno que esteve presente na cerimónia dos 25 anos do Conservatório Bonfim é um aluno bolseiro que, graças a esta bolsa, tem podido aprender música, praticar piano e tem sido um feliz instrumentista”.
Esta é uma acção que, no entender de Lídia Dias, entronca na “educação para a arte” assumida pelo município. “Tentamos valorizar isso mesmo com esta bolsa e queremos que esta seja aproveitada por quem não tem meios para o fazer”, sublinhou.
O objectivo destas bolsas centra-se no fomento do desenvolvimento do ensino da dança e da música no concelho e até 23 de Junho os interessados podem candidatar-se para receber este apoio.
