Braga e Guimarães saúdam descontos nos transportes públicos

O Governo já prometeu que os passes dos transportes públicos vão ficar mais baratos em todo o país em 2019. A confirmação chegou, ontem à noite, pelo gabinete do ministro do Ambiente. Contudo, o assunto continua em discussão e, entre diversas questões em cima da mesa, ainda falta definir qual o valor que o Estado vai ter de desembolsar para compensar as autarquias e as empresas de transportes privadas pelos descontos que passarão a ser feitos.
Ricardo Rio disse à RUM que esta é uma “boa notícia” depois de tantos “avanços e recuos” ao longo dos últimos meses. Recorde-se que o presidente da autarquia bracarense foi uma das vozes mais críticas em relação à hipótese da redução do preço dos passes sociais apenas no Porto e em Lisboa.
“Aguardamos com expectativa a inscrição dessa proposta e a respectiva dotação financeira em sede de Orçamento do Estado. Têm havido muitos anúncios e poucas concretizações e, por isso, esperamos que haja um tratamento equitativo para todo o território nacional”, disse.
Para Ricardo Rio, a implementação desta medida vai permitir “libertar recursos” para melhorar o serviço de transportes em Braga, “nomeadamente para a renovação da frota dos TUB”, afirmou.
Domingos Bragança também elogiou a medida e lembrou que esta é uma matéria fundamental para a sustentabilidade das cidades a nível nacional e internacional. “Este é caminho que está a ser seguido na Europa. O transporte público será, progressivamente, gratuito”, disse.
presidente da Câmara Municipal de Guimarães disse, ainda, esperar que, nos próximos anos, a gratuitidade dos passes sociais seja alargada até aos 18 anos. “Se assim for, tanto melhor”, concluiu.
