Braga: hotéis, restaurantes e cafés em incumprimento

A grande maioria dos hotéis, restaurantes e cafés de Braga não está a cumprir a nova tabela salarial aprovada no passado mês de Junho. A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte depois de, no passado fim-de-semana, ter feito visitas a diversos estabelecimentos da cidade.

Francisco Figueiredo, do Sindicato, explicou à RUM que “em geral, as empresas não cumprem com o contrato colectivo de trabalho. Não só não cumprem com a nova tabela salarial como não cumprem com direitos que há muitos anos estão em vigor, como são as diuturnidades ou o subsídio de alimentação”.

De acordo com o Sindicato, os estabelecimentos de restauração também não cumprem com as cargas horárias máximas de trabalho e dão apenas um dia de folga aos trabalhadores, quando deviam dar um dia e meio ou dois dias. Francisco Figueiredo disse que já foi feita uma denúncia à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) “para que “seja garantida a protecção laboral dos trabalhadores”. “A ACT tem de actuar consoante as suas consequências e tem de aplicar as devidas multas”, disse.

Em Setembro, o Sindicato volta a contactar com os estabelecimentos comerciais da cidade e respectivos trabalhadores. “O nosso objectivo é que a situação fique definitivamente resolvida”, afirmou.

Áudio:

Francisco Figueiredo deixa duras críticas a espaços como o Hotel Meliã, Café a Brasileira e Grupo Celeste, que acusa de não estar a cumprir com o acordo colectivo de Trabalho

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv