Braga já conta com viatura de emergência animal

Braga tem em funcionamento, a partir de hoje, uma viatura de emergência médico-veterinária. A apresentação oficial aconteceu esta tarde, na sede dos Bombeiros Sapadores de Braga (BSB), que estarão responsáveis pela gestão e encaminhamento dos animais para os dois hospitais veterinários do concelho que estarão a colaborar com este novo serviço.
A viatura estará disponível 24 horas por dia e, para garantir a maior eficácia do trabalho desenvolvido pela corporação bracarense, 16 bombeiros sapadores receberam formação específica para actuarem no terreno em todos as situações de emergência.
Rui Morais, administrador da AGERE (responsável pela gestão do Centro de Recolha Oficial de Braga – CRO), disse que a entrega desta viatura “permitirá um tratamento mais eficaz dos animais acidentados”. “Estamos atentos, temos feito o trabalho necessário para a resolução deste tipo de problemas e, por isso, acredito que estamos no bom caminho”, disse.
Este é um acordo tripartido entre a Agere, o município bracarense e os BSB. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga (CMB), garantiu que “o bem-estar animal é uma das prioridades do município”, tendo em conta as políticas animais que têm sido postas em prática nos últimos anos. “O melhoramento do CRO, o início das políticas de esterilização e a promoção de adoção de animais têm sido uma aposta do município e é sinónimo do progresso da nossa comunidade como um todo”, garantiu.
