Braga quer mais alunos no ensino profissional

O município de Braga considera que o ensino profissional no concelho ainda precisa de mais alunos a frequentar esta via pedagógica. Segundo a vereadora de educação, Lídia Dias em declarações à margem da iniciativa “Profissionaliza-te”, que decorreu durante a tarde de ontem, no GNRation, actualmente este tipo de ensino corresponde a 40% dos alunos a estudar no concelho.
“Queremos ultrapassar os 50 por cento de alunos a estudar no ensino profissional. Para isso temos que fazer para que haja mais procura. Esta é uma alternativa para um percurso de qualidade”, refere.
A vereadora considera necessário mais financiamento, até porque a linha programática e de coordenação funciona e tem capacidade de resposta. “Tem que haver mais financiamento, porque nós fazemos reuniões de concertação das necessidades juntamente com a CIM Cávado e percebemos que é necessário haver aqui uma articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte (DGEste)”, destaca a vereadora.
Também o presidente da Câmara Municipal de Braga esteve presente no encerramento da iniciativa. Ricardo Rio lembra que em Portugal “não podem ser todos engenheiros ou doutores”.
“O objectivo é ter um futuro de sucesso. A nós cabe criar as condições de integração num mercado de trabalho e isso não passa pela obrigatoriedade de termos um país de doutores e engenheiros. Esta via da formação profissional é hoje em dia um via válida e com qualidade”, frisa Ricardo Rio.
