Braga quer reforçar cooperação com a China

O gnration é, ao longo do dia de hoje, palco para o fortalecimento das relações entre a região de Braga e o país chinês. No Fórum Económico Braga-China, que arrancou esta manhã, vão ser debatidas questões em torno da internacionalização do Município, o apoio às empresas que pretendem abordar o mercado chinês e a atracção de novos investimentos para a região bracarense.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, lembrou a “estratégia de abertura ao mundo” que está a ser trilhada pelo município e disse que este fórum serve para “reforçar as relações já existentes” com o mercado chinês.
Exportações portuguesas para a China aumentam cerca de 35% em 2017
De acordo com as estatísticas dos Serviços de Alfândega chineses, em 2017, Portugal exportou produtos no valor de cerca de 1,8 mil milhões de euros para a China, enquanto da China chegaram produtos no valor de 2,8 mil milhões de euros.
Por Braga são já muitas as áreas de colaboração desenvolvidas com o país chinês, nomeadamente na área do ensino e da investigação, como explicou Ricardo Rio. “Já temos acordos de colaboração com diversas cidades e territórios chineses, no plano científico o INL tem desenvolvido parcerias com a China e temos, obviamente, uma representação muito forte do mercado português naquele país”, disse.
A curto prazo, Ricardo Rio disse esperar que o turismo ganhe uma nova força e sirva para potenciar as relações já criadas entre Braga e China. “É uma das áreas onde iremos registar maior crescimento nos próximos anos”, afirmou.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e a InvestBraga, em cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), contou com a presença do Embaixador da Republica Popular da China em Portugal, Cai Run. No final do Fórum Económico foi assinado um Protocolo de Cooperação entre o Município e a CCILC.
Áudio:
Ricardo Rio, presidente do município, fala da colaboração entre Braga e a China
