Braga Romana aposta no rigor e autenticidade

Autenticação, rigor e valorização devem marcar a recriação histórica na Braga Romana deste ano. São estes vectores que, esta sexta-feira, estão a ser discutidos em Braga num fórum intitulado “Recriação histórica: Desenvolvimento e turismo sustentável”.
Ricardo Rio, presidente do executivo camarário em Braga, lembrou que o município pretende dar uma componente mais realista à Braga Romana, sublinhando que o município quer “potenciar uma recriação histórica no contexto em que essa história aconteceu, daí o apelo à autenticidade que a Braga Romana corporiza”.
“Seja do ponto de vista patrimonial, seja do ponto de vista do rigor, penso que a Braga Romana possibilita, a quem visita a cidade, uma extraordinária experiência”, frisou o edil.
A ligação em rede é outros dos caminhos destacados por Ricardo Rio que lembrou “o trabalho com Astorga e Lugo que têm as suas recriações históricas e um património reconhecido”, onde se procura “aprender uns com os outros, valorizar as actividades e trabalhar em rede na forma de potenciar o património enquanto instrumento de cultura, educação e valia económica”.
Já Lídias Dias, vereadora da cultura na Câmara de Braga, explicou que “ao fazer-se uma recriação histórica, tem que se fazer bem”. A responsável pelo pelouro cultural no município acredita que essa mesma recriação “traz dividendos à cidade, sendo uma forma de atracção cultural, aprendizagem pedagógica, promoção turística e de impacto económico”. Daí, a necessidade de “eliminar os telemóveis e as sapatilhas” entre os figurantes, gracejou a governante.
Lídia Dias acredita que as recriações históricas “podem potenciar ligações únicas na cidade”, sendo que estas, segundo a vereadora, revelam o dinamismo da cidade.
Na cerimónia de abertura deste fórum, que aconteceu no Museu Arqueológico D. Diogo de Sousa, em Braga, participou Mário Costa, da Federação Portuguesa da Festa e História, que lembrou que apesar das várias recriações históricas semelhantes à Braga Romana que existem, “é em Braga que se colhem os melhores frutos de Roma”.
A Braga Romana acontece de 24 a 28 de Maio.
