Braga Romana: sabores da época invadem cidade

Há mais um evento a juntar à Braga Romana. A partir de amanhã e até domingo, 16 restaurantes do centro histórico associam-se a este evento e assinalam a data com o “Braga Romana à Mesa”, um roteiro gastronómico feito com produtos exclusivos dessa época histórica. Ao longo de cinco dias, alimentos como a batata, milho, feijão ou massa não fazem parte dos menus criados especificamente para a ocasião.
Entre entrada, prato principal, sobremesa e bebida (preço médio ronda os 12 euros), o objectivo é levar todos os visitantes à época romana através do paladar. Rui Marques, director-geral da ACB, explicou que este evento servirá para “envolver de forma mais activa” o sector da restauração na Braga Romana. “Queremos reforçar o vínculo emocional dos operadores com este evento, acrescentar valor à experiência turística do evento e estimular a inovação e a diferenciação no sector”, disse.
Altino Bessa, vereador com o pelouro do Turismo, explicou que o município bracarense tem apostado, nos últimos meses, no sector do turismo gastronómico e que este evento vai ajudar a “colocar Braga nos grandes roteiros gastronómicos nacionais”.
Lídia Dias, responsável pela pasta da Cultura na Câmara Municipal de Braga (CMB), não tem dúvidas de que esta é mais uma forma de “acrescentar qualidade ao evento” e de “aproximar ainda mais os comerciantes à Braga Romana”. “Queremos transformar o centro histórico num espaço onde se pode conviver com o quotidiano dos Bracara-Augustanos”, afirmou.
O roteiro pode ser adquirido de forma gratuita em vários espaços da cidade, nomeadamente no Posto de Turismo, ou através da aplicação e do site “Taste Braga”.
Áudio:
Rui Marques (ACB), Altino Bessa (CMB) e Lídia Dias (CMB) falam sobre o evento
