Braga: todos são “bem-vindos” às Bibliotecas de Jardim

As Bibliotecas de Jardim regressam a Braga a partir de hoje e, mais uma vez, contam com diversas actividades pensadas para todos os públicos. Horas do conto, sessões de cinema, jogos didácticos, oficinas de artes plásticas e sessões de Filosofia são apenas alguns dos atractivos desenvolvidos pela autarquia ao longo destes meses de Verão.
Até meados de Setembro, as Bibliotecas de Jardim, de acesso livre e gratuito, estão concentradas na Avenida Central e no Parque da Ponte. Assim sendo, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 18h00, todos os interessados podem passar por estes espaços e colocarem a leitura em dia. “Todos são convidados a entrarem aqui e consultarem os livros que são cedidos pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva”, explicou Lídia Dias, vereadora da cultura na Câmara Municipal de Braga (CMB).
Bibliotecas de Jardim celebram 20 anos
Estávamos em 1998 quando Braga recebeu, pela primeira vez, as Bibliotecas de Jardim. Desde então, milhares de pessoas já folhearam centenas de livros, revistas e jornais por dois dos locais mais emblemáticos da cidade.
A celebrar 20 anos de existência, esta actividade cruza o seu espaço, na Avenida Central, com o local onde há várias décadas os mais velhos se reúnem para jogar às cartas. Este ano, a autarquia acautelou todos os cenários e preparou um espaço próprio para estes frequentadores especiais deste local. “Por uma questão de comodidade para todos, criamos um espaço à parte para que estes jogadores possam ter total conforto e para que ninguém seja prejudicado”, disse Lídia Dias.
Para 2019, as Bibliotecas de Jardim podem dar o salto e chegar a novos locais. Lídia Dias disse que a autarquia está a “equacionar a possibilidade” de alargar esta actividade para a praia de Adaúfe. “Ainda não foi possível alargar esta actividade à conta da falta de recursos humanos, mas é um bom desafio já para o próximo ano fazermos [na praia de Adaúfe] uma Biblioteca de Praia”, concluiu.
O programa completo das Bibliotecas de Jardim poderá ser consultado, a partir de hoje, no site oficial da CMB.
Áudio:
Lídia Dias, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Braga, fala sobre esta actividade
