Braval está no topo da reciclagem nacional

A Braval é o sistema português que mais resíduos envia para reciclagem. Os dados são da Sociedade Ponto Verde e foram hoje revelados. Só no ano passado a Braval enviou para reciclagem 37,4 kg de resíduos por habitante. A média nacional ronda os 28 kg.
Números “muito satisfatórios” para Pedro Machado, director da Braval, que disse à RUM que, apesar de estarem longe da meta desejada, estes números têm vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. “Estamos no bom caminho e estamos no topo nacional, o que é muito bom e reflete o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos”
A Braval abrange os municípios de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde. Até 2020, de acordo com as metas impostas pelo PERSU 2020, a Braval terá de enviar para reciclagem 53kg de resíduos por habitante. Para Pedro Machado, esta meta só é alcançável com a “aposta na educação ambiental” que já vem sendo feita ao longo dos últimos 20 anos.
Braval celebra Dia Mundial do Ambiente
No próximo domingo, a Braval está de portas abertas e recebe no Ecoparque 20 famílias para mostrar como é feito o processo de tratamento dos resíduos.
As vagas já esgotaram e “mostram o interesse da população na questão ambiental”, disse à RUM Pedro Machado. Os participantes vão receber um kit Ecoponto na troca de produtos recicláveis: embalagens, papel, vidro, pilhas, óleos alimentares usados ou equipamentos elétricos e eletrónicos.
