Casa do Artista Amador “nasce” em Agosto

A Casa do Artista Amador, projecto pensado pela organização do festival famalicense Laurus Nobilis, vai arrancar com os primeiros projectos já no próximo mês de Agosto. A informação foi revelada à margem da apresentação da terceira edição do festival Laurus Nobilis, que acontece entre os dias 28 e 29 de Julho.
O espaço vai ficar instalado na antiga Escola Primária da Gandra, na freguesia de Louro, e, por agora, falta apenas firmar o protocolo estabelecido entre o município de Famalicão, a freguesia de Louro e a Associação Ecos Cultural do Louro (AECL). “É um edifício em bom estado e que vai servir para receber os projectos da Casa do Artista Amador”, explicou José Aguiar, da AECL.
Como já vem sendo afirmado nos últimos anos, o objectivo é que a Casa do Artista Amador esteja completamente preparada e funcional ao final de cinco edições do Laurus Nobilis, cujas receitas revertem na totalidade para este projecto.
José Aguiar explicou que vai ser “assinado um contrato de 50 anos e que salvaguardará o interesse público do edifício”. Por enquanto, “já existe um projecto pensado para os próximos três anos” e que servirá para dinamizar a próxima Casa do Artista Amador. “Queremos que este local fomente a cultura de teor amador. Essa é a nossa missão: queremos dar espaço para todos os artistas vingarem nas suas áreas”, acrescentou.
