CCVF abre as portas ao Novo Circo

O Centro Cultural Vila Flor será, este fim-de-semana, o epicentro do circo contemporâneo. No sábado, ao longo de todo o dia, o CCVF irá olhar para este universo artístico com dois espectáculos, um open day em parceria com o Instituto Nacional de Artes do Circo e um debate sobre o panorama nacional do Novo Circo.

Depois de uma edição zero (na altura intitulada European Season of Circus Art Weekend com diversos parceiros europeus), que segundo o programador Rui Torrinha “correu muito bem”, este ano o evento regressa com um programa mais concentrado em que o objectivo é “fortalecer o olhar sobre o Novo Circo, quer do ponto de vista da criação, quer do ponto de vista da formação”.

O dia começa em Famalicão, a partir das 10h00, numa parceria com o Instituto Nacional das Artes de Circo. O INAC propõe um open day “onde todos são bem-vindos para experimentar algumas das sensações a que os artistas estão expostos quando estão em palco”. Aos interessados é apenas pedida curiosidade por esta expressão artística. Rui Torrinha explicou à RUM que todos os participantes serão acompanhados pelos professores do INAC ao longo da manhã, num conjunto de actividades “inclusivas” e que servirão para “tornar todos os participantes, nem que seja por uma manhã, em autênticos artistas”.

À tarde, pelas 16h00, o CCVF acolhe o debate-conferência sobre o “Ressurgimento do Novo Circo em Portugal”. Uma conversa que será uma espécie de “encontro de trabalho” entre artistas e programadores da área que irá explorar as questões da formação, “algo fundamental e estruturante”, e da necessidade do trabalho em rede.

Ao final do dia, no Pequeno Auditório do CCVF, a companhia Erva Daninha” estreia a nova produção, chamada “1.5ºC Ponto de Equilíbrio”. Um solo de circo contemporâneo, com malabarismo, manipulação de objetos e equilíbrios que pode ser vista a partir das 18h30.

O Circus Art Weekend encerra às 21h30, no Grande Auditório do CCVF, com o espectáculo “Plan B”, de Aurélien Bory, um dos grandes nomes do circo contemporâneo internacional. Um espectáculo “de grande escala” e que é pensado para toda a família. No final da apresentação, Aurélien Bory protagoniza uma conversa pós-espetáculo que promove o encontro do público com os artistas.

A participação no Circus Art Weekend é gratuita, com excepção para os espectáculos “1.5ºC Ponto de Equilíbrio” (bilhete custa 5 euros) e “Plan B” (ingresso custa 7,50 euros). Existe, ainda, a possibilidade de comprar um passe para os dois espectáculos do Circus Art Weekend, por 10 euros.

Áudio:

Rui Torrinha, programador do CCVF, fala sobre esta edição do Circus Art Weekend

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv