CDU Guimarães apresenta candidatos a 19 de Agosto

Ana Amélia Guimarães é a principal novidade na lista da CDU na candidatura à autarquia vimaranense. Em comunicado, a lista liderada pelo actual vereador José Torcato Ribeiro revelou os nomes dos primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal às próximas eleições autárquicas. Ana Amélia Guimarães, ex-vereadora e deputada na Assembleia Municipal, e Margarida Leça, deputada na Assembleia Municipal de Creixomil e dirigente sindical, são os dois nomes que irão seguir a Torcato Ribeiro.
No caso da Assembleia Municipal, na lista liderada por Mariana Silva, destaque para a introdução de dois novos elementos: Miguel Vieira, em 5º lugar, e logo a seguir, Catarina Marques. Além disso, integram na lista Cândido Capela Dias, Célia Magalhães, Pedro Ribeiro, João Salgado Almeida, Catarina Sousa, Sérgio Sá e Rosa Guimarães.
A lista da autarquia pretende “demonstrar experiência” tendo em conta a participação dos primeiros elementos, o que “poderá servir o objectivo de reforçar o papel da CDU na Câmara e a vontade de ter um papel mais importante e activo no executivo”, referiu José Torcato Ribeiro à RUM. Quanto à lista candidata
à Assembleia Municipal, esta representa “uma renovação, com elementos novos, que completam a lista”, referiu.
Os restantes elementos das listas da CDU em Guimarães para as proximas eleições autárquicas serão revelados no dia 19 de Agosto, de acordo com Torcato Ribeiro. “Vamos apresentar os que acreditamos que terão hipóteses de serem eleitos, naquele que será um momento alto da campanha, com um arranque em força”, com a presença de Jerónimo de Sousa.
Neste último mandato, a CDU está representada por apenas um elemento na autarquia vimaranense, ocupado precisamente por José Torcato Ribeiro. O trabalho desenvolvido pela CDU ao longo dos últimos quatro anos justifica a eleição, em Outubro, de dois vereadores, acredita o cabeça de lista. “Faz todo o sentido contarmos com o reforço na votação da CDU, porque o trabalho que desenvolvemos nos últimos 4 anos demonstra que, se a CDU eleger dois vereadores, o trabalho será muito mais eficaz”, assegurou.
A luta pela defesa do património, tendo como exemplo o caso da Torre de Alfândega e da Muralha de Guimarães, e a proximidade dos cidadãos, marcaram os últimos 4 anos de vereação da CDU em Guimarães, diz Torcato Ribeiro. “A Torre de Alfândega foi o caso mais mediatizado. Ainda assim, ao longo dos tempos, a CDU tem vindo a mostrar aos vimaranenses as suas grandes preocupações em relação ao património. Somos defensores daquilo que consideramos ser a nossa vimaranencidade”, garantiu.
Torcato Ribeiro lembrou, no entanto, que “há um pormenor não muito falado” que é o facto de, ao longo destes quatro anos, a CDU ter mantido aberto um gabinete para atender os munícipes, todas as terças-feiras de manhã. “Permitiu à CDU ter capacidade resposta às preocupações dos munícipes, em questões em que os cidadãos não tinham resposta da Câmara Municipal”, referiu.
A apresentação dos candidatos da CDU está marcada para o dia 19 de Agosto, no Coreto do Jardim da Alameda, com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP. As eleições autárquicas acontecem a 1 de Outubro.
