Centro de Respostas Integradas com falta de profissionais

O PCP está a denunciar a falta de condições e de profissionais efectivos no Centro de Saúde de Respostas Integradas de Braga (CRI). A deputada Carla Cruz reuniu com o responsável do centro, que conta com duas equipas técnicas, uma localizada em Braga e outra em Guimarães. A unidade de intervenção local presta cuidados globais a pessoas com problemas de dependência de substâncias ilícitas. O PCP endereçou uma pergunta ao Governo, através do Ministério da Saúde.
À RUM, a deputada do PCP explicou que, no local, os trabalhadores em regime de prestação de serviços temporários estão a suprimir necessidades permanentes, nomeadamente na área da enfermagem e médica. “A pergunta que colocamos ao Governo é como vai ser regularizada a situação destes trabalhadores”, referiu.
De acordo com o PCP, existem 3 enfermeiros, 2 psicólogos e 2 médicos especialistas em psiquiatria e 1 médico de medicina geral e familiar em regime de contrato de prestação de serviços. Os 3 enfermeiros estão há vários anos em regime de prestação de serviços apesar de estarem a suprimir necessidades permanentes e com horário
completo, assim como o especialista em medicina geral e familiar. Uma situação que afecta também dois psicólogos da equipa técnica de Guimarães. Para o coordenador técnico, a equipa necessita de, pelo menos, contratar um profissional da carreira de assistente técnica, para que esta fique completa.
Assim, a deputada Carla Cruz quer saber quando é que o Governo irá abrir o procedimento concursal para completar a equipa do Centro de Saúde de Respostas Integradas de Braga. “A necessidade de contratar este profissional está reportada. Este trabalhador deve ter um vínculo por tempo indeterminado”, referiu Carla Cruz.
A degradação das instalações em Braga e em Guimarães foi outra das preocupações apresentadas ao PCP pelo CRI. “Fomos alertados para a degradação das instalaçõe das duas equipas. Quanto à equipa técnica de Braga, de acordo com informação divulgada pela Administração Regional de Saúde do Norte, terá sido lançado um concurso para um investimento em instalações para alocar esta equipa técnica. Desconhece-se planos para o local onde está alocada a equipa técnica de Guimarães”, lembrou.
Com duas equipas técnicas, em Braga e Guimarães, o CRI de Braga atende cerca de 2900 utentes da região.
