Cidadania activa à distância de um clique? Já é possível

Chama-se “JuntarAJunta” e é uma nova aplicação que permite aproximar os cidadãos dos presidentes de Junta de Freguesia das respectivas zonas de residência. O conceito é simples: através da app, os utilizadores podem enviar sugestões ou reportar problemas à distância de um clique, bastando adicionar uma pequena descrição e anexando uma foto, se o utilizador assim o desejar.
De seguida, os dados são remetidos para a Junta de Freguesia e ficam à disposição dos executivos para serem apreciados. Rute Maia, uma das mentoras do projecto, disse à RUM que a app é “uma espécie de rede social” que serve para aproximar os cidadãos dos órgãos de poder local. “Queremos que o cidadão esteja mais próximo do seu primeiro representante local, as Juntas de Freguesia, e que possa participar de forma mais activa nas tomadas de decisão”, afirmou.
A aplicação surgiu em Fevereiro deste ano e já conta com mais de 1500 utilizadores activos. Para já, quem descarregar a “JuntarAJunta” pode usufruir de quatro funcionalidades: “Notícias, “Ocorrências”, “Participação” e “Comunidade Pró-Activa”.
A aplicação é totalmente gratuita para os cidadãos. Já as Juntas de Freguesia também poderão aceder ao serviço através do pagamento das respectivas funcionalidades. No caso de serem enviadas sugestões ou reportados problemas para Juntas de Freguesia que ainda não aderiram ao serviço, é a própria equipa da “JuntarAJunta” que estabelece esse contacto, “seja via e-mail ou através de telefone”, explicou Rute Maia.
Com oito meses de existência, a aplicação “JuntarAJunta” é um produto em constante evolução e mais novidades surgirão até ao final do ano porque “os cidadãos são os principais embaixadores porque vão dizendo o que pode ser melhorado”.
Por enquanto, o projecto de Rute Maia, Luís Couto (formados respectivamente em Ciência Política e em Informática na Universidade do Minho) e Ricardo Carvalho (formado em Marketing e Gestão no Politécnico do Porto) pode ser descarregado para iOS e Android.
