“Cultura é fonte de riqueza”

Luís Filipe Castro Mendes, ministro da Cultura, passou hoje pela Póvoa de Varzim na abertura oficial do “Correntes D’Escritas”. O ministro aproveitou para elogiar o vencedor do Prémio Literário Casino Da Póvoa, Juan Gabriel Vasquez. Disse que este autor colombiano, que venceu com a obra “A Forma das Ruínas”, “é muito interessante” e que “surge após o grande ‘boom’ da literatura do realismo mágico de Gabriel Garcia Márquez, recebendo toda a herança dessa grande geração”.
Luís Filipe Castro Mendes, que também é escritor e que já lançou dois livros naquele festival literário, aproveitou a ida à Póvoa de Varzim para lembrar que a Cultura é “geradora de riqueza”. “[A Cultura] Enriquece a nossa humanidade e é fonte de riqueza material. As indústrias criativas, toda a atractividade cultural e o Património geral riqueza e, assim sendo, é essencial que o poder local entenda isso mesmo”, afirmou.
O governante elogiou, ainda, o certame e garantiu que o Correntes D’Escrita é cada vez mais um “evento do mundo”. A 19.ª edição do “Correntes d’Escritas” arrancou hoje na Póvoa de Varzim e vai prolongar-se até Sábado com mais de 80 escritores de expressão ibérica, vindos de 14 países distintos.
Áudio:
Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura, falou na abertura do “Correntes D’Escritas”
