Dados digitais. Fernanda Rollo alerta comunidade científica

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, alertou esta quinta-feira a comunidade científica e universitária para a necessidade da “preservação” de dados.
Em declarações à RUM, no âmbito das jornadas de Computação Científica que decorrem no INL, em Braga, Maria Fernando Rollo disse estar consciente dos novos desafios que a regulamentação de dados, relacionada com a privacidade e protecção, vai trazer à comunidade.
No entanto, para governante a questão da preservação é uma nova dimensão a encarar com preocupação.
“Temos aqui um cenário de responsabilidade por parte da comunidade dos investigadores que terá que se confrontar com os desafios actuais que passam pela forma como recolhe informação, como utiliza e, essencialmente, como a preserva”, destaca. A responsável aponta ainda que “os investigadores não se podem colocar à margem desta questão”.
Neste cenário, a secretária de Estado introduz ainda a matriz da corresponsabilidade e da literacia digital.
“Tem que haver boas práticas, com consciência e pedagogia. A ética tem que estar sempre presente e só é possível em cenário de corresponsabilização. Cidadãos e instituições. É este o caminho, daí a importância da literária digital para conseguirem melhores utilizadores e beneficiar desta era digital”, disse a governante Maria Fernanda Rollo.
Ao final da tarde será a vez do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marcar presença nestas jornadas.
