Directoras de museus em Braga e Guimarães reconduzidas

A Direção Regional de Cultura do Norte reconduziu nos respectivos cargos Isabel Fernandes, directora do Paço dos Duques, Museu de Alberto Sampaio e Castelo de Guimarães, e Isabel Silva, directora das unidades museológicas D. Diogo de Sousa e dos Biscainhos, em Braga. Isabel Fernandes é responsável pelo Paço dos Duques, pelo Castelo de Guimarães e pelo Museu de Alberto Sampaio desde Novembro de 2014, e Isabel Silva é directora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa desde 1991.
À RUM, Isabel Fernandes explicou que pretende “dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo do primeiro mandato”. Ainda assim, lembrou que a “grande urgência” é a requalificação do Paço dos Duques para que “o espaço seja devolvido aos visitantes”.
“Precisamos de passar os serviços técnicos para um novo edifício e, claro, garantir obras de fundo nas coberturas, na ligação entre espaços e na restruturação da exposição permanente”, explicou. Contudo, lembrou que “uma coisa é o desejo de uma directora e outra bem distinta é o financiamento concedido para uma obra desta envergadura”.
Em entrevista à RUM no passado mês de Maio, Isabel Silva, a directora dos Museus D. Diogo de Sousa e dos Biscainhos, disse que “a matriz riquíssima e única de Braga não é promovida devidamente”. “O foco não está na riqueza patrimonial da cidade”. Em declarações no programa “Campus Verbal”, Isabel Silva explicou que o trabalho desenvolvido nesta área não está a ser aproveitado pela autarquia para “tornar a cidade atractiva”.
A recondução, por mais três anos, tem efeitos a partir do próximo mês de Julho.
