Dirigentes Associativos voltam a discutir Acção Social

Os dirigentes das associações académicas de todo o país estiveram reunidos, este fim-de-semana, em Cascais, à conta de mais uma edição do Encontro nacional de Dirigentes Associativos (ENDA).
A redução do número de vagas de acesso ao Ensino Superior foi um dos temas em discussão. Nuno Reis, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), representou os estudantes da academia minhota e disse à RUM que esta é uma “medida isolada” e que poderá afastar os alunos para as instituições de ensino privadas.
“O corte de 5% das vagas no Porto e em Lisboa acaba por ter um efeito negativo, já que os estudantes não optam pelas instituições de ensino superior público no interior do país, bem pelo contrário”, disse.
O PREVPAP, o programa de regularização extraordinária de vínculos precários, também foi um dos temas em discussão neste fim-de-semana. Os reitores das universidades portuguesas já disseram que falta dinheiro no Orçamento do Estado destinado às instituições de Ensino Superior para suportar a integração destes trabalhadores.
Nuno Reis disse esperar que não sejam os alunos a suportar esses custos e, por isso, os dirigentes associativos propõem a criação de um fundo de coesão que sirva para fazer face às necessidades de cada universidade. “Concordamos com a implementação do PREVPAP, mas não poderão ser os estudantes a suportar este tipo de encargos. Este fundo de coesão servirá para distribuir o financiamento do Estado mediante as necessidades de cada universidade”, explicou.
