Dumiense e Colégio João Paulo II criam novo clube de futebol

O Dumiense Futebol Clube e o Colegio João Paulo II uniram-se para criar um novo clube. Assente num nova Sociedade Anónima Desportiva (SAD), nascerá um projecto desportivo, aberto à comunidade bracarense, com duas categorias: academia e competição. O futebol profissional do Dumiense FC, da freguesia de Dume, vai associar-se à nova SAD. Tendo como coordenador o atleta Nelson Alves, que já alinhou em clubes como Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, o projecto irá adoptar os valores que são inerentes ao Colégio João Paulo II.
Esta quinta-feira, na apresentação do projecto, Mário Paulo Pereira, administrador do Colégio, explicou que o novo clube pretende diferenciar-se dos demais pelos valores incutirá nos mais jovens. “Actualmente, os vícios próprios do desporto para os adultos invadem a prática desportiva dos mais jovens. Há um quadro profundamente negro alicerçado na atitude de altetas, treinadores e familiares, nomeadamente na atitude para com a arbitragem”, criticou. A equipa quer “lutar contra isso”, sendo a favor do “fair play, da educação e da propagação de valores”, de forma a ter um clube “completamente diferente”, afirmou.
O atleta Nelson Alves, que será o coordenador do projecto, explicou aos alunos que, ao receber o convite para ser Director Desportivo do novo clube, ficou “bastante impressionado pelas instalações e, acima de tudo, pelas pessoas e pelo projecto”. “Estão reunidas as condições necessárias para que possamos levar a bom porto os objectivos a que nos propusemos”, garantiu.
Além das capacidades técnicas, o clube irá valorizar os comportamentos dos jogadores, garantiu o ex-profissional de futebol. “Todos os meses vamos escolher uma viturde humana que entendamos necessária e, durante esse mês, todos treinadores vão incutir essa virtude nos jogadores, fora e dentro de campo”, exemplificou.
Na sessão também marcou presença o presidente do Dumiense FC, que sublinhou que esta foi uma “oportunidade única” para o clube e também para a freguesia de Dume. “Temos muito a ganhar com o projecto, que foi aprovado pelos sócios, depois de duas assembleias”, revelou.
O novo clube irá funcionar também com um sistemas de bolsas, de acordo com o administrador do Colégio João Paulo II. “Crianças que, devido ao clima socio-económico, não podem ingressar no Colégio, poderão fazê-lo através do clube, dependendo de critérios de excelência desportiva”, referiu o administrador.
As inscrições estão abertas a toda a comunidade bracarense, para crianças a partir dos 2 anos.
