EI abriu na nova galeria da UMinho

O festival internacional de fotografia e artes visuais Encontros da Imagem (EI) abriu este sábado à tarde naquele que é o “novo espaço” de usufruto cultural que a Universidade do Minho (UMinho) coloca ao dispor da cidade de Braga. Já o Ministério da Cultura escolheu a candidatura do Encontros da Imagem para apoiar em 40 mil euros.
A nova galeria da UMinho, no antigo espaço de serviços do Largo do Paço, pretende ser, como referiu o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o primeiro passo para tornar todo edificado da reitoria “uma agente cultural da cidade”.
“A abertura de uma das exposições do EI neste novo espaço é um importante passo para a nova galeria da UMinho e reforça o projecto de tornar este espaço da reitoria como unidade cultural da cidade de Braga e aberto à comunidade”, apontou o reitor.
A nova galeria faz parte de um dos 17 espaços do EI, espalhados pelas cidades de Braga, Guimarães, Barcelos e Porto, num total de 40 exposições de mais de cem artistas. Algo que convenceu o Ministério da Cultura (MC), através da direção Geral da Artes, em apoiar o EI em 40 mil euros.
“Deve-se à qualidade do trabalho e à dimensão que o EI tem. Os projectos são por candidatura e foram dezenas e nós fomos contemplados e o Ministério da Cultura considerou a candidatura como excelente. Fomos um dos quatro projetos contemplados”, frisou o director geral do EI, Carlos Fontes.
A vereadora da Cultura, Lídia Dias, destacou a qualidade internacional do EI e considerou “justo” o apoio do Ministério da Cultura, ao mesmo tempo que “louvou” a abertura da nova galeria da UMinho.
Esta 28ª edição do EI tem como tema “O belo e a consolação”.
Áudio:
Carlos Fontes explica apoio de 40 mil euros concedido pelo Ministério da Cultura.
