Elite mundial de ginástica aeróbica estará em Guimarães

Guimarães recebe nos próximos 15 dias a elite mundial da ginástica aeróbica com a realização, no Pavilhão Multiusos da cidade, de duas competições: o Mundial de Ginástica Aeróbica e a oitava competição mundial por grupos de idade (CMGI).
Apresentada esta quarta-feira, em conferência de imprensa, a primeira competição, já no próximo fim-de-semana (25, 26 e 27 de maio), junta mais de 360 atletas vindos dos cinco continentes, numa espécie de “mundial de esperanças” da ginástica.
Ainda assim, é de 1 a 3 de junho que está marcada a principal competição desta disciplina da ginástica. “Conta com 284 ginastas de 34 países. Portugal está representado por 13 ginastas em seis categorias. No Aerostep e no Aerodance não temos portugueses a competir. Vamos ter aqui todos atuais campeões do mundo e vencedores da última edição, a Coreia do Sul, que vão estar cá e é um aliciante para nós todos”, disse João Rocha, presidente da Federação de Ginástica de Portugal.
Do lado de Portugal, há a convicção de conquistar algumas medalhas. João Rocha explica que Rússia, Hungria, Espanha, Roménia, Itália, China, Japão e Brasil são alguns dos principais favoritos a vencer a competição. Portugal tem feito uma progressão interessante e julgo que na competição isso vai ser visível com medalhas”, referiu.
A Câmara de Guimarães e a Federação de Ginástica de Portugal, em parceria com a Tempo Livre e a Federação Internacional de Ginástica, organizam as competições, sendo que nos últimos tempos Guimarães tem-se afirmado na ginástica. O vereador do desporto da autarquia destaca o papel da Academia de Ginástica Desportiva. “Esta academia foi responsável do salto que se deu nesta modalidade em Guimarães. Estamos a falar em pouco mais de um ano em 900 ginastas inscritos”, disse o vereador.
Áudio:
Ricardo Costa, vereador do desporto, fala sobre o papel da Academia de Ginástica no acolhimento destas competições.
