“Empreende Já” capta ideias de negócio em Guimarães

Guimarães recebeu, ao final desta manhã de terça-feira na Plataforma das Artes uma acção de esclarecimento que apoia jovens a criarem a sua empresa no âmbito da “Empreende já”.
Coordenada pela Câmara Municipal de Guimarães, e com o apoio do IPDJ e o Centro de Emprego de Guimarães, o “Empreende Já” apoia a criação de empresas por parte de jovens ‘Not in Employment Education or Training’, expressão que define um jovem, entre os 18 e os 29 anos, que não está nem a trabalhar, nem a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação.
Segundo Filipe Vilas Boas, chefe da divisão económica da Câmara de Guimarães, “este programa desenvolve-se em dois momentos: no primeiro, os jovens empreendedores beneficiam de apoio ao desenvolvimento de uma ideia de negócio (empresa), nomeadamente da atribuição de uma bolsa, durante 180 dias, no valor de 1,65 vezes o Indexante de Apoios Sociais. Na segunda fase, os jovens empreendedores beneficiam até 10 mil euros destinado ao arranque das suas empresas”. De acordo com aquele responsável “a criação de emprego tem sido uma preocupação deste executivo”.
Filipe Vilas Boas explicou que “especialmente entre os jovens desempregados e altamente qualificados, esta é mais uma acção que pode ser uma oportunidade”.
O registo no programa “Empreende Já”, uma acção nacional, termina a 6 de Março. Entre os inscritos, serão seleccionadas as primeiras 315 ideias viáveis de negócio.
