Encontrarte quer projectar Amares com “creatour”

Mais ligação dos artistas às pessoas da terra e um projecto-piloto que visa fazer da arte capital turístico são algumas da linhas estratégicas do Encontrarte de Amares. A edição deste ano, que decorre de 27 a 30 de Julho, volta a capitalizar Amares com território de cultura, arte e património. 

Artes plásticas e Cinema Experimental invadem a pequena vila minhota. Fernando Almeida, da organização, destaca alguns dos momentos do Encontrarte. “Temos o Pascal Ferreira com uma instalação para espaço público, Ester Monteiro com uma performance de diálogo com a comunidade amanuenses, Ekateryna Kuzubova em co-criação com as funcionárias da cantina do Centro Escolar de Amares, e o projecto ARA com 12 artistas nacionais e internacionais convidados a reflectir sobre Amares. São alguns dos destaque, mas temos o espectáculo de abertura com o tema Homens do Cávado com lançamento deste ano”, refere Fernando Almeida.

No total, são 53 concorrentes no cinema experimental, 70 criadores do Encontrarte e 130 participantes amarenses fazem parte do elenco do Encontrarte. Assim como cinco universidades através do projecto-piloto “Creatour”, uma plataforma piloto que visa tornar pequenas vilas como “chamariz” de turistas através da arte.

“É uma forma de turismo que pode ser capitalizada. Fizemos uma candidatura com as residências artísticas e é um programa piloto onde participa, inclusive, a Universidade do Minho. Amares pode bem ser uma vila turística da arte”, destaca o programador.

Manuel Moreira, presidente da Câmara de Amares, frisa mesmo que o Encontrarte é fundamental para a promoção de Amares. “É um dos eixos que queremos continuar apostar. Não é só o estrangeiro que vem cá visitar a mostra, mas também os participantes de todo o mundo que procuram o Encontrarte e levam o nome de Amares para as suas terras”, destacou o edil.


Segundo Martinho Gonçalves, outro dos elementos chave da organização do Encontrarte, o orçamento é reduzido e o que “safa” mesmo são os voluntários do projecto. “Sem eles isto teria que ter um orçamento enorme. Este ano houve um reforço por parte da Câmara em termos financeiros, mas mesmo assim estamos a falar de 20 mil euros”, aponta Martinho Gonçalves.


“Património em trânsito” é o mote da quinta edição do Encontrarte de 2017. O evento começa a 26 de Julho, mas será a 27 que tem a abertura oficial com na casa da Botica, às 21:30 horas, com um espectáculo “Homem do Cávado”uma co-organização dos músicos Pedro Augusto e José Cordeiro e dos artistas João Alves e José Peneda.–

nunocerqueira
nunocerqueira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv