Enguardas e Andorinhas com projetos de recuperação

Os bairros das Enguardas e das Andorinhas vão ser reabilitados pela autarquia bracarense. O plano foi conhecido hoje e pressupõe a apresentação de candidaturas a dois programas de fundos comunitários.

No caso do Bairro das Enguardas, quatro blocos de apartamentos começarão a ser recuperados até ao final do ano, à conta do Plano de Acção Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PEDU).

Os restantes blocos de apartamentos, bem como todos os que fazem parte do bairro das Andorinhas, vão poder candidatar-se a um programa de promoção energética que prevê a reabilitação dos edifícios de propriedade privada ou mista, bem como das zonas de lazer exterior. Neste último caso, a aprovação ainda está pendente mas a BragaHabit já se disponibilizou a ajudar todos os condóminos a apresentarem as respectivas candidaturas.

Vitor Esperança, administrador da BragaHabit, explicou que, no Bairro das Enguardas, vão ser recuperadas “as coberturas e as pinturas exteriores”. “No interior, vão ser mudadas as caixilharias e os vãos de escada. Vamos, ainda, tratar dos pisos das casas, das cozinhas, das infra-estruturas eléctricas e das loiças sanitárias”, acrescentou.

Pelo bairro das Andorinhas, os problemas também se acumulam há várias décadas. Vítor Esperança diz quais serão tratados os “problemas de infiltração pelos telhados e pelas paredes”.

Os fundos do programa de promoção da Eficiência Energética, que será aplicado na grande maioria dos dois bairros, contemplam um apoio de 85% do valor total da obra e, neste momento, falta apenas a aprovação final para que se possam avançar com as candidaturas oficiais. 

Ainda assim, Ricardo Rio, presidente da autarquia bracarense, garante que nos casos das famílias mais carenciadas existem programas de apoio específico que podem ser accionados para fazer face aos custos das obras. “É o caso do IFRU, um fundo de apoio à reabilitação urbano de apoio nacional que concedo um empréstimo aos particulares com um período de carência elevado e com juros muito baixos. Outro programa é o Braga Sol, direcionado para os mais idosos com poucos recursos económicos. Queremos alargar o programa às famílias mais carenciadas para que, dessa forma, consigam suportar as despesas associadas às intervenções que aqui serão feitas”, disse.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv