Ensino Superior deve adaptar-se às exigências do mercado

As instituições de Ensino Superior devem saber ajustar-se às necessidades do mercado de trabalho e da região onde estão inseridas. Quem o garante é Maria José Fernandes. Esta manhã, em mais uma sessão da iniciativa “Pequeno-Almoço Com…”, dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), a nova presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) garantiu que a aposta na formação contínua e nos cursos profissionalizantes de curta duração, os chamados Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs) vão continuar a ser as “grandes apostas” do IPCA nos próximos anos. “

Novas tecnologias são aposta para os próximos anos

A área das novas tecnologias tem registado um crescimento substancial ao longo dos últimos anos e o IPCA vai continuar a apostar nesta área de ensino profissionalizante. Ainda assim, Maria José Fernandes lembrou, esta manhã, que o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave também está a “apostar fortemente” no Turismo (com a criação da Escola-Hotel, em Guimarães), na Gestão e no Design. “O objectivo é preparar os nossos alunos para o mercado de trabalho”, afirmou.

Mobilidade no Quadrilátero Urbano é uma preocupação do IPCA

Na iniciativa promovida pelos TUB foram abordados, ainda, os problemas de mobilidade entre as cidades que compõem o Quadrilátero Urbano. Maria José Fernandes pediu um “entendimento alargado” entre os diversos municípios que compõem esta associação para que seja encontrada uma solução que facilite a deslocação entre Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão. “Os autarcas estão sensibilizados para esta necessidade e asmudanças irão acontecer ao longo dos próximos anos”, disse.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv