Escola de Arquitectura: novo nome pode estar a caminho

Estávamos em 1996 quando, no campus de Azurém, surgiu o Departamento de Arquitectura, num pavilhão pré-fabricado próximo ao actual edifício projectado pelo arquitecto Fernando Távora. 22 anos depois, “muita coisa aconteceu”. Hoje, depois desta unidade orgânica “conquistar uma grande dimensão”, Pedro Bandeira, professor associado da UMinho, é o Homem que assume os destinos da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM) para o próximo triénio (2018/2021).

A tomada de posse aconteceu ao início desta tarde, a pouco mais de três meses da comemoração de mais um aniversário. Com a abertura do novo curso de Artes Visuais dentro de poucas semanas, o grande desafio será consolidar esta nova aposta curricular.

O curso, que conta com 25 vagas, vai ser leccionado no Instituto de Design, ainda que de “forma provisória”, disse hoje Rui Vieira de Castro, reitor da academia minhota. Contudo, Pedro Bandeira explicou que esta solução pode ser “uma mais-valia” para os novos alunos e, por isso, “não tem de ser encarada exclusivamente como um plano B”. “Apesar da dispersão física dos diferentes cursos, a nossa estratégia será sempre tentar que haja uma interacção entre todos os alunos da EAUM”, explicou.

EAUM poderá mudar de nome a curto prazo

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, já dizia o poeta. Prestes a celebrar 22 anos, a EAUM cresceu e já é bem mais do que uma “simples” Escola de Arquitectura. Assim sendo, o novo presidente desta unidade orgânica vai estudar a possibilidade da mudança de nome ainda durante este mandato.

Pedro Bandeira explicou aos jornalistas que a abertura de novos cursos ao longo dos anos, como é o caso da licenciatura em Artes Visuais, a EAUM poderá estar a caminho de uma mudança de paradigmas e de designação oficial. “A partir do momento em que oferecemos cursos de Artes Visuais e de Desing de Produto faz todo o sentido alterar este nome e é algo que gostaria de ver concluída ainda durante este mandato”, disse.


Pedro Bandeira dará “continuidade” ao trabalho desenvolvido pela anterior presidência

No final da cerimónia de tomada de posse, Pedro Bandeira explicou ainda que pretende “dar continuidade” ao trabalho desenvolvido nos últimos anos pela equipa da professora Maria Manuel Oliveira. “As equipas que me antecederam têm feito um bom trabalho e, por isso, espero pelo menos manter o mesmo nível de eficácia”, afirmou.

Pedro Bandeira terá como vice-presidentes os professores João Cabeleira e Marta Labastida.

Áudio:

Pedro Bandeira, novo presidente da EAUM, fala sobre os desafios para os próximos anos

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv