Executivo Júnior será apresentado em Congresso Internacional

A segunda edição do Executivo Júnior da freguesia de S. Victor terminou hoje e contou com sala cheia para a entrega dos equipamentos às cinco escolas básicas da freguesia que participaram neste projecto.

O orçamento duplicou em relação ao ano passado (cada escola passou a contar com 500 euros para a compra de material diverso) e, mais uma vez, o objectivo foi semear o gosto pela política junto dos mais novos.

Os alunos foram desafiados a criarem os seus próprios executivos e a assumirem a responsabilidade de gerirem os destinos dos seus estabelecimentos de ensino. Além de governarem a Freguesia de S. Victor por um período de um dia de aulas, reuniram com várias instituições e tiveram a responsabilidade de decidir que equipamento comprar para reforçar a respectiva escola.

Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, fez um “balanço positivo” desta edição e disse também que “houve um aumento substancial da participação e das ideias partilhadas neste projecto”. “Estes jovens estão cientes das necessidades da escola, mas também alertaram para os problemas com que se deparam, todos os dias, na zona envolvente à escola”, acrescentou.

Projecto será apresentado no Congresso Internacional de Cidades Educadoras

Ao longo dos últimos dois meses, o Executivo Júnior percorreu as Escolas Básicas do Bairro Alegria, das Enguardas e de S. Victor (escolas do Agrupamento Dr. Francisco Sanches), bem como da EB1 de Santa Tecla e da EB1 do Bairro Eng. Duarte Pacheco (escolas do Agrupamento de Escolas D. Maria II).

Depois do sucesso destas duas edições, o Executivo Júnior irá ser apresentado no próximo Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que vai acontecer em Cascais no próximo mês de Novembro.

Assim sendo, Ricardo Silva não tem dúvidas da importância deste projecto para a freguesia e acredita que poderá ser replicado noutros pontos do concelho. “Os cidadãos têm de ser os primeiros a serem ouvidos porque têm uma enorme consciência do espaço que habitam. Assim sendo, se replicarmos esta iniciativa noutros pontos do concelho todos ficamos a ganhar”, acrescentou.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv