Famalicão investe 4,1 milhões de euros em saneamento

A Câmara Municipal de Famalicão acaba de lançar 9 grandes obras e outros 13 investimentos num total de 4,1 milhões de euros. Estas empreitadas dizem respeito ao alargamento do sistema de saneamento e de distribuição de água pública e vão abranger 27 freguesias do concelho. 


Ao todo, vão ser construídos 30 quilómetros de rede de água e outros 60 quilómetros de rede de saneamento básico. Paulo Cunha, presidente da autarquia famalicense, garante que esta é uma reivindicação da população tida como “prioritária” para o executivo camarário. “

Com estas intervenções, o município de Famalicão quer, em 2017, cobrir 83% do concelho com rede de saneamento e chegar perto dos 96% de cobertura no que diz respeito à rede de água. Paulo Cunha diz, por isso, que este foi um investimento “bem acautelado” ao longo dos últimos anos. “São obras que não têm garantia nenhuma de Fundos Comunitários. Este é um esforço exclusivo do executivo camarário. Por isso foi necessário avançar com este investimento apenas quando a câmara tivesse condições para fazê-lo de forma sustentada”, acrescentou.

Neste momento, estão a avançar nove grandes obras para a construção de 30 quilómetros de rede de água e 60 quilómetros de rede de saneamento básico. Ainda assim, no próximo ano, serão feitas “outras intervenções pontuais em conjunto com as freguesias”, como explicou Paulo Cunha. “Vamos celebrar um conjunto de contratos interadministrativos para que sejam feitos os chamados ‘pequenos investimentos’ para que consigamos chegar a cada vez mais famílias”, disse.

A freguesia de Vale S. Cosme está sofrer obras para a introdução da rede de drenagem das águas residuais. Esta manhã, numa visita às obras, António Matos, presidente da União de freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela garantiu que esta é uma obra “há muito desejada pela população. “Chegou o dia desta união de freguesias usufruir deste rede de água e saneamento planeada pela autarquia”, afirmou.

Com este investimento, 10 mil casas vão ser abrangidas por estes sistemas de água potável e saneamento. A autarquia pretende que em 2017 a cobertura do saneamento no concelho seja de cerca de 83%, enquanto a rede de água possa chegar perto dos 96%.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv