Famalicão lança programa de diplomacia urbana internacional

Preparar as empresas e cidadãos de Famalicão para o mundo da diplomacia urbana para a internacionalização é o objectivo do programa lançado hoje, ao final da tarde, pela Câmara de Famalicão, com o nome VNF Alliance.
Segundo Paulo Cunha, o projecto, do qual constam dezasseis medidas, engloba três dezenas de entidades e cidadãos com ligações internacionais e comprometidos em ajudar. “Criar condições para criar pontes com outros territórios para permitir fluxos de famalicenses para outros países e pessoas de outros países para Famalicão. É uma porta que se abre ao mundo para que os Famalicenses através dela tenham acesso a esse mesmo mundo”, disse o autarca famalicense, que vê inclusivamente no VNF Alliance uma forma de candidatar o município a projectos e fundos europeus.
“Os portugueses têm tido um mau aproveitamento dos fundos comunitários. Porque ficam fora do grande bolo dos fundos directamente por Bruxelas. Nós ficamos fora porque não temos projectos intermunicipais internacionais, temos que ganhar escala para lá chegar a esses fundos”, destacou ainda Paulo Cunha.
A criação e dinamização de uma rede entre a comunidade famalicense e a diáspora, o desenvolvimento de um novo programa de geminações, a participação em redes e em programas de financiamento internacionais e a montagem de uma estratégia integrada de marketing territorial, são outras das medidas que constam no projecto.
