Festival de Órgão de Braga regressa no feminino

O Festival Internacional de Órgão de Braga está prestes a regressar à cidade dos arcebispos para a 5ª edição e conta, este ano, com diversas novidades.
Desta vez, o certame acontece entre os dias 27 de Abril e 05 de Maio e será dedicado à Mulher, com todos os concertos a serem conduzidas por organistas vindas de vários pontos do país (Açores, Leiria, Lisboa e Porto) e do estrangeiro (Espanha, Polónia, Rússia e Suíça).
O órgão de tubos volta a ser o “rei e senhor” deste evento que pretende continuar a fazer parte da “paisagem cultural” de Braga, cidade que acolhe 46 instrumentos deste género (estando apenas 15 em funcionamento).
“Marca identitária” da cidade
Mais uma vez, o festival é organizado pela Arquidiocese de Braga, Irmandade de Santa Cruz, Santa Casa da Misericórdia de Braga e pelo próprio Município bracarense. Lídia Dias, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Braga (CMB), lembrou que este evento é já uma “marca identitária” da cidade e que “ajuda na promoção turística diferenciada do concelho”.
Para os próximos anos, o caminho está já bem definido: “queremos fazer uma programação chamativa, com nomes nacionais e internacionais, e queremos continuar a preservar o nosso património”, explicou Lídia Dias.
Aposta na “originalidade e qualidade”
Um festival “único e original” no país e que alia o Órgão de tubos “a outros instrumentos e a composições musicais nunca antes interpretadas naquele instrumento”, como disse esta manhã, na apresentação do evento, José Rodrigues, director artístico do festival.
Este ano, o festival conta com dois novos locais, a Igreja do Salvador e a Igreja do Pópulo, que renovaram recentemente os seus Órgãos de Tubos, como explicou o Cónego José Paulo Abreu. Assim sendo, o certame, que se estende em sete espaços distintos, servirá para marcar a inauguração destes dois instrumentos que passam, assim, a fazer parte da programação deste certame que, o ano passado, contou com cerca de 5 mil espectadores.
A Mulher enquanto tema central
Desta vez, o festival é dedicado à mulher. Uma “modesta homenagem a todas as mulheres que colaboram para o enriquecimento artístico da música organística”. José Rodrigues explicou que foram convidadas “apenas organistas no feminino” e que o certame vai, ainda, contar com um Coro Feminino e com uma Orquestra composta apenas por mulheres.
Além dos concertos, todos de entrada livre, o festival também organiza uma visita guiada ao convento e à Igreja da Conceição, bem como uma palestra sob o tema “A Música nos espaços Femininos” (acompanhada por um Recital de Órgão de Tubos).
Festival lança concurso de composição
Pela primeira vez, o Festival Internacional de Órgão de Braga lança um concurso de composições originais para este instrumento centenário. O concurso “Pedro Araújo” será lançado na edição deste ano e o regulamento estará disponível no site oficial do evento em www.festivalorgaobraga.com
