FLB: “Programação pensada para todos os públicos”

Contagem decrescente para mais uma edição da Feira do Livro de Braga (FLB). Este ano estão preparadas dezenas de actividades: 26 apresentações de livros, quatro exposições, concertos, mesas redondas, recitais de poesia e entrevistas de vida são apenas alguns dos destaques destas duas semanas do certame.

A semana passada a RUM já tinha avançado com a grande novidade deste ano: a FLB muda de local e passa da Avenida Central para as ruas Dr. Justino Cruz, Francisco Sanches e Largo S. João do Souto. Uma decisão concertada em parceria com os livreiros.

Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, explicou que a FLB passa agora para “um local privilegiado no coração do centro histórico”. “Fomos recebendo algumas queixas dos livreiros e visitantes em relação ao desconforto provocado pelo calor da época, já que a Avenida Central é uma zona bastante exposta. Passamos, assim, para uma zona mais resguardada e que é, sem dúvida, uma das artérias mais bonitas da cidade”, disse.

“Programação para todos”

A organização cabe, mais uma vez, à InvestBraga e conta com a parceria do município bracarense. O programa foi apresentado esta tarde e, de acordo com Lídia Dias, conta com “propostas para todos os públicos”, principalmente “os que estão mais afastados” das questões da Cultura. “Queremos que a Feira do Livro de Braga seja um passaporte que aproxime o público que está mais distante da Leitura”, disse.

Mesas redondas, concertos e recitais de poesia

Ao longo de duas semanas, além das propostas dos mais de 30 expositores, há muito para ver. Estarão disponíveis quatro exposições, com destaque para as ilustrações de Paulo Galindro, Pedro Vieira e Vasco Gargalo. Lídia Jorge, Frei Bento Domingues, Joana Amaral Dias, João Tordo e Pedro Marques Lopes são alguns dos autores que vão passar por Braga.

As sessões “Conta-me Histórias” irão contar, este ano, com Miguel Araújo, Mafalda Veiga, Capicua e Simone de Oliveira. Já a Casa dos Crivos terá patente ao público a exposição “A Origem das pequenas Invenções” de Mário Cesariny, da coleção da Fundação Cupertino de Miranda, enquanto no Jardim de Santa Bárbara estarão expostas ‘Poéticas Visuais’ do escultor Francisco Simões.

No primeiro dia (29 de Junho), destaque ainda para a entrega do I Grande Prémio de Literatura de Viagens maria Ondina Braga.

Público infanto-juvenil não fica esquecido

Os mais novos também não ficam de fora deste programa. O público infanto-juvenil conta com diversas propostas para os dias da Feira do Livro de Braga.

É o caso do programa pensado pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora, as apresentações do Grupo de teatro Tin.Bra, a “Hora do Conto” e, ainda, uma noite bem diferente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva à conta do programa “O Meu Pijama Conta Histórias”.

XXIII Grande Prémio de Literatura dst entregue a 29 de Junho

A empresa dst é a grande mecenas da Feira do livro de Braga e, mais uma vez, a entrega do Grande Prémio de Literatura está incluído neste programa (Daniel Jonas é o grande vencedor).

A noite conta o concerto de Marta Ren & The Groovevelvets e com uma sessão de declamação de poesia por Filipa Leão.

Esta tarde, na apresentação da FLB, José Teixeira, CEO da dst, aproveitou a ocasião para deixar um desafio às populações, mas sobretudo à autarquia bracarense. “É preciso que as cidades que querem ser ‘smart’ entendam que a Cultura tem um papel essencial nesse caminho. Como? Através do aumento da dotação orçamental para este pelouro. Ricardo Rio, por favor, aumente o orçamento para a Cultura”, disse.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv