Fórum treinador de futebol e futsal. “Temos os melhores”

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Hermínio Loureiro, destacou esta manhã em Braga a capacidade profissional dos agentes ligados ao futebol em Portugal. À margem da abertura do Fórum de Treinadores de Futebol e Futsal, que este ano decorre na Cidade Europeia do Desporto, o dirigente da FPF defendeu que Portugal tem “dos melhores do Mundo”, mas continua com um problema: “uma excessiva cultura clubística e uma fraca cultura desportiva. Precisamos de ter uma maior cultura desportiva. É um trabalho de todos que demora anos a concretizar porque passa muito pela formação e pelos valores do desporto”, defendeu Hermínio Loureiro.
No Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Gualtar, Hermínio Loureiro destacou ainda as capacidades do treinador de futebol português numa “indústria” muito competitiva e claramente exportadora.
“Temos treinadores portugueses por todo o mundo, fruto do saber. Também pelo facto de não haver mercado suficiente em Portugal, mas a verdade é que o treinador português é procurado pelas competências que tem e é uma escola de referência”, aponta.
No total, existem mais de 14 mil treinadores devidamente acreditados em Portugal e 900 passam entre hoje e amanhã pelo Fórum de Treinadores.
Sameiro Araújo avisa que treinadores das escolinhas têm pouca formação
Presente na abertura do evento, a vereadora do Desporto na da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo reconheceu que “há ainda um trabalho a fazer nesta área, nas escolinhas das diferentes modalidades desportivas”.
“Os miúdos mais jovens são treinados pelas pessoas com menos capacidades, quando devia ser o contrário. Os treinadores da formação têm que ter mais competências e não podem apenas ser ex-praticantes”, alertou a responsável pelo pelouro do Desporto.
Por seu turno, José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, diz que o Fórum reúne os melhores agentes da área e que se reveste de uma importância elevada para os treinadores. “O Fórum é certificado pela UEFA e IPDJ. Dá acesso ao conhecimento e a créditos necessários para que os treinadores profissionais mantenham o seu título atualizado”, destacou.
O encontro prolonga-se até ao final de terla-feira no Complexo Desportivo da Universidade do Minho, em Braga.
