Fundo Ambiental financia arborização do Monte Picoto

O Município de Braga obteve a aprovação para um projecto de arborização do Monte do Picoto. O objectivo é tornar aquele local num Parque Urbano de floresta autóctone. O projecto, com um custo global de 195 mil euros, será financiado pelo Fundo Ambiental em cerca de 85%, ou seja, em 165 mil euros.
A autarquia pretende reabilitar o Monte do Picoto através da plantação de espécies autóctones “de grande envergadura”. Altino Bessa, vereador bracarense com o pelouro do Ambiente, disse à RUM que este financiamento é o “reconhecimento do trabalho feito pela autarquia ao longo dos últimos quatro anos no Monte Picoto”. “Este trabalho não começa agora, é uma ajuda cedida pelo governo central para a reabilitação daquele espaço que vem sendo a ser feita ao longo dos últimos anos”, disse.
O projecto de arborização prevê uma intervenção em toda a área. Por enquanto, Altino Bessa explicou que, a curto prazo, serão eliminadas as espécies invasoras ainda existentes, nomeadamente o eucalipto e algumas acácias. Posteriormente, a autarquia irá plantar diversas espécies autóctones, tais como o castanheiro, o carvalho negral ou o sobreiro. O objectivo é tornar o Monte Picoto no “maior parque urbano autóctone”.
Autarquia cria rede de percursos pedestres no Monte Picoto
Ainda assim, o vereador bracarense com o pelouro do Ambiente garante que esse é um “trabalho permanente” e que a autarquia terá assegurar ao longo de todos os anos.
O vereador explicou à RUM que, a “breve prazo”, será criada uma rede interna de percursos pedestres no Monte Picoto. “Queremos criar um circuito urbano para que os bracarenses possam usufruir do espaço”, explicou.
De acordo com Altino Bessa, vão ainda ser colocadas diversas mesas de piquenique para que “os bracarenses usufruam cada vez mais daquele local”.
Áudio:
Altino bessa, vereador com o pelouro do Ambiente na CMB, fala sobre o projecto
