Futuro da reabilitação urbana em Braga em discussão

A valorização patrimonial dos espaços comerciais bracarenses dominou a primeira reunião do ano do Conselho Estratégico para a Regeneração Urbana de Braga. Neste encontro foram apresentados os primeiros resultados do projecto “Activar Braga – Centros Comercias de 1ª geração”, que está ser dinamizado pela ACB e pela autarquia bracarense.
Nos últimos meses uma equipa especializada esteve no terreno a fazer um estudo de diagnóstico da situação dos centros comerciais de primeira geração de Braga. Miguel bandeira, vereador bracarense com o pelouro da regeneração urbana, disse que a autarquia já está a receber os “primeiros contributos” de alguns empresários relativamente à estratégia a adoptar para a requalificação desses mesmos espaços. “Não se trata de um desígnio de rápida resolução, mas estamos convictos de que podemos, consistentemente, iniciar esse processo de requalificação em breve”, disse.
Nesta reunião também foi discutido o projecto “Lojas com História”, que servirá para apoiar o comércio tradicional bracarense através de benefícios e incentivos fiscais. Miguel Bandeira explicou que, por enquanto, “estão a ser avaliadas” as propostas inscritas para classificação e que, numa segunda fase, serão realizados roteiros culturais em específico para estes espaços. “Reconhecemos a importância a importância do comércio local e iremos apoiar o sector enquanto actividade fulcral para a dinamização patrimonial da cidade de Braga”, avançou.
O encontro serviu, ainda, para apresentar os novos membros deste conselho consultivo bracarense. Integram o Conselho diversas valências do universo municipal, instituições, associações e colectividades de participação cívica, nacionais e locais, o sector empresarial e especialistas e convidados de “reconhecida competência profissional”.
Áudio:
Miguel Bandeira, vereador com o pelouro da Regeneração Urbana na CMB, falou dos assuntos debatidos neste encontro
