Governo tem verbas para construir Hosp. de Barcelos, diz BE

O Bloco de Esquerda (BE) afirmou hoje, após uma reunião com a administração do Hospital de Barcelos, que a questão do novo hospital está apenas presa pela “vontade política”. O deputado do BE Moisés Ferreira afirma mesmo que “se há dinheiro para alocar 800 milhões de euros para reduzir o défice em 0,4 pontos percentuais” – questão até que o BE considera mesmo que não era prioritária – então a tutela devia também avançar a expensas próprias a construção do Hospital de Barcelos, unidade de saúde que também serve Esposende.
“Há cabimentação orçamental para garantir o projecto a expensas próprias. Não percebo por que se coloca a construção do novo hospital de Barcelos e Esposende dependente de fundos comunitários. O país tem recursos para construir este hospital com meios próprios”, frisou Moisés Ferreira.
O BE considera que o Governo PS “não está a colocar a saúde como uma prioridade” acusando mesmo a tutela de “ceder aos privados” e de não querer olhar para “as reais necessidades estruturais mais que evidentes” no actual Hospital de Barcelos.
“O que vamos fazer na Assembleia da República é a defesa de facilitação de meios profissionais de saúde para o Hospital de Barcelos, mas também é preciso planear um investimento mais profundo que é o novo edifício de saúde para os habitantes desta região de Barcelos e Esposende”, apontou.
Também Pedro Soares, deputado bloquista eleito pelo círculo de Braga, marcou lugar na reunião de Barcelos. O bloquista disse mesmo que “atualmente o hospital até podia reduzir o tempo de resposta clínica, o problema é a falta de salas”.
“Este dado foi transmitido pela administração. Há capacidade de dar mais resposta, mas o problema é a falta de infra-estruturas físicas para o fazer”, vincouF.
