Guimarães: candidato do BE promete municipalizar transportes

Apostar nos transportes públicos eléctricos, criar um serviço de mobilidade específico para a comunidade escolar e municipalizar os transportes. São estas as principais propostas do candidato do Bloco de Esquerda em Guimarães às próximas eleições autárquicas no que toca à mobilidade. 

Em entrevista à RUM, Wladimir Brito assumiu que os transportes do concelho vimaranense são um dos assuntos que mais preocupam o Bloco, na corrida às eleições de 1 de Outubro. Recorde-se que as autarquias portuguesas vão passar a assumir as funções de autoridades de transportes, a partir de 2019.


Caso seja eleito, o candidato, advogado e docente da Escola de Direito da Universidade do Minho, destacou a criação de um serviço para a comunidade escolar como prioritário, sendo “exclusivo” para crianças e jovens que, na opinião de Wladimir Brito, não se devem misturar com trabalhadores nos transportes. Para o candidato, é essencial que este tipo de transporte “pare à porta das escolas” e esteja “sob gestão camarária, sendo feito por autocarros ou veículos electricos ou a gás para não poluir, educando as crianças a nível ambiental”.


Questionado acerca dos encargos financeiros desta medida, Wladimir deixa uma questão: “Se o município tem dinheiro para gastar 8 milhões de euros num parque de estacionamento, não tem 1 milhão ou 500 mil euros para gastar em transportes?”, referindo-se à construção do Parque de Camões em Guimarães.

Wladimir Brito deixou ainda críticas ao serviço prestado actualmente pela ARRIVA e promete municipalizar os transportes. “Acabar com a concessão à ARRIVA, que presta um serviço muito mau e com custos elevados, que a cidade não pode continuar a suportar”, lamentou. Neste serviço Wladimir também apostaria em autocarros a gás ou a electricidade, “com horários adaptados às necessidades dos trabalhadores”.

Parcerias com empresas privadas é uma das soluções apontadas pelo candidato do Bloco para os transportes entre as freguesias, “sempre que os TUG não puderem chegar a algum local”. As parcerias seriam feitas “mediante condições muito rigorosas a determinar com horários adequados”. O candidato propõe ainda a criação de passes intermodais para os diferentes serviços.


O candidato do Bloco de Esquerda pretende ainda melhorar a ligação ferroviária nas ligações de Guimarães ao Porto e a concelhos vizinhos, como Braga. Quanto à ligação férrea entre Braga e Guimarães, há muito reivindicada,  esta “não seria uma prioridade nesta fase” porque a questão passa pela Comboios de Portugal, “mas não se colocaria de lado essa hipótese”. Para o independente, a ligação poderia ser criada com autocarros. 


O que mais preocupa o Bloco na ligação ferroviária é a melhoria da ligação Guimarães – Porto, como já acontece na ligação Braga- Porto. Além disso, o candidato acredita que “A CP devia servir melhor as freguesias, a partir de Santo Tirso para o centro da cidade”, referiu.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv