Guimarães: capacidade do canil/gatil vai duplicar

O Centro de Recolha Oficial – Canil/Gatil – de Guimarães vai ver duplicada a sua capacidade. A área geográfica que Guimarães está a atender já inclui municípios vizinhos e por isso a necessidade de ampliação do espaço tornou-se uma prioridade. A obra anunciada hoje por Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães poderá arrancar ainda em 2018 e deverá custar aproximadamente 200 mil euros.
“Temos vindo a receber cada vez mais animais, incluindo de fora do concelho. Po isso temos que aumentar a actual capacidade de 50 lugares”. Duplicar o número de boxes para animais é o objectivo.
O projecto, como explicou Domingos de Bragança, até pode vir a ter ajuda “externa”. “Muitos dos animais vêm de fora. Há inclusive municípios que nos solicitam aqui apoio, de modo que pode surgir no âmbito da CIM Ave um projecto que possa ser partilhado», frisou.
Quanto à nova Sala de Cirurgia para Esterilizações, Guida Brito, responsável veterenária do espaço, referiu que a mesma vai ter capacidade para 100 cirurgias por mês e é um importante reforço no apoio ao controlo das populações da gatos. “As operações de esterilização vão ser gratuitas. Inclusive pessoas que têm adoptado animais daqui”, devem trazer a ficha e a esterilização será realizada de forma gratuita, assegurou.
