Guimarães dança ao ritmo do Jazz este fim-de-semana

Guimarães vai celebrar, pela segunda vez, o Dia Internacional do Jazz. A Associação Convívio preparou uma série de concertos para celebrar a data, que se assinala este Domingo. Os concertos começam já na noite de Sábado e terminam na noite de Domingo. Com Dj sets, Feira do Disco e do Livro de Jazz e Jam Sessions, a cidade berço associa-se a um evento internacional, com chancela da UNESCO, no qual os concertos são filmados e transmitidos para as cidades aderentes, através da internet.
As celebrações começam logo no Sábado à noite, com Dj Mac Jazz Set, a partir da meia-noite. “Recordamos uma faceta importante no jazz, que foi popular quando foi dançado. O jazz ainda é dançável, se o colocarmos na pista”, disse o César Machado, presidente da Associação Convívio à RUM.
Mas há mais para ver ao longo de todo o Domingo, com concertos a partir das 16h. O Combo I got actua por essa hora na Fnac Guimarães. Também às 16h, há para ver concertos dos Combos da Escola de Jazz do Convívio, cujo local de realização dependerá das condições meteorológicas: ou na sede do Convívio ou no exterior, no Largo da Misericórdia.
A par dos concertos, será instalada na sede do Convívio uma feira de discos e livros de jazz. Na noite de Domingo, há para ver, a partir das 22h, um concerto dos professores da Escola de Jazz do Convívio. Logo de seguida, as festividades terminam com uma Jam Session no Bar do Convívio.
A Associação Convívio quer celebrar o Jazz na rua e, em simultâneo, promover o Centro Histórico de Guimarães. Ainda assim, as condições metereológicas poderão não ajudar, diz César Machado. “Uma das grandes vantagens do programa é que há uma plataforma em streaming do Youtube, da própria organziação do festival, na qual transmitem alguns concertos. A nossa preocupação é nao deixar fora uma das coisas que mais gostamos de promover: a cidade. O plano B passará por difundir imagens recolhidas noutros mometos, a par dos concertos, tendo em conta previsão de chuva”, revelou.
