Guimarães: desempregados serão “Talentos em Livre Trânsito”

O programa “Talentos em Livre Trânsito” vai chegar a Guimarães. Depois da dinamização de várias acções em diferentes cidades do país, a 48ª edição da iniciativa arranca a 25 de Setembro na cidade berço. O projecto de formação está aberto a pessoas em situação de desemprego que queiram desenvolver as suas competências tendo em vista a integração profissional.
Esta terça-feira, na apresentação da iniciativa, Marta Horta, da SAPANA.org, explicou que a formação é destinada a pessoas na idade activa, de várias áreas. “Trabalhamos competências transversais que, de uma forma indirecta, ajudam na empregabilidade. Trabalhamos os medos, as crenças, a empatia, a comunicação, a autoconfiança e os objectivos, através de partilhas de experiências. No último dia há um pitch onde as pessoas falam sobre elas mesmas”, explicou.
O programa “Talentos em Livre Trânsito” já passou por várias cidades, como Lisboa, Évora, Porto e Trofa e a taxa de sucesso ronda os 80%, de acordo com a responsável. “É uma formação intensiva experiencial, um espaço onde as pessoas podem partilhar experiências e crenças que, por vezes, estão a bloquear a procura de trabalho”, referiu.
A acção acontece no âmbito do Prémio Agir, da REN, pela mão da SAPANA.org, realizada em parceria com a Associação de Solidariedade Social de Professores de Guimarães, a Associação Sol do Ave e a Câmara Municipal.
A vereadora da acção social da autarquia vimaranense, Paula Oliveira, acredita que esta será a primeira de muitas edições. “Sabemos que enquanto houver alguém desempregado não podemos ficar descansados”, lembrou.
A Taxa de Desemprego em Guimarães ronda os 14%. O programa Talentos em Livre Trânsito chega à cidade berço com um programa formativo para desempregados, que contará com cerca de 15 vagas. As inscrições podem ser feitas online até ao dia 15 de Setembro.
O programa decorrerá durante oito dias, das 9 às 18 horas, entre os dias 25 de setembro e 04 de outubro, na Associação Sol do Ave.
