INL procura respostas globais a partir da escala nano

Um evento de promoção, mas que também coloca Braga na rota da nanotecnologia e aplicações desta à economia. É desta forma que Lars Montelius, responsável máximo do Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), define o “INL Summit” que começou hoje em Braga e que, ao longo de 48 horas, vai colocar especialistas nacionais e estrangeiros de diferentes sectores a discutir a criação de valor a uma nano escala e o impacto actual e futuro da nanotecnologia na sociedade.
“A relevância do INL Summit é a de trazermos pessoas de diferentes áreas e juntar essas mesmas pessoas a partilhar experiências, a pensar em conjunto diferentes formas de cooperação, inovação e pensar nova economia e, está claro, criar emprego”, destaca Lars Montelius.
O responsável do INL coloca mesmo a nanotecnologia para a nova economia como parte da solução que procura resolver alguns dos problemas complexos à escala global.
“Há grandes possibilidades e desafios em nossa volta. Não somos a única solução, mas sim parte da solução. Juntando as pessoas da economia, tecnologia, dos negócios, da política, acho que podemos, todos juntos, fazer a diferença”, apontou.
O responsável máximo do INL não esconde a mais-valia da infraestrutura com sede em Braga para captar valor, emprego e gente nova à cidade e toda região no Norte de Portugal. “O INL é uma excelente infra-estrutura. Temos cá boas pessoas, bons profissionais e muita capacidade de desenvolvimento. O INL quer atrair mais pessoas de forma a desenvolvermos, não só Braga, mas sim a sociedade em geral”, referiu Lars Montelius.
O “INL Summit” decorre até amanhã em Braga e é um evento que juntos “os melhores” das nanotecnologia mundial a discutir nova economia.
A sessão de encerramento, na sexta-feira, prevê as participações de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Carmen Vela, Secretária de Estado da Investigação, do Desenvolvimento e da Inovação espanhola estão confirmados para esta sessão.
