JS de Braga “apreensiva” com projecto para Eixo da Rodovia

A Juventude Social (JS) de Braga está apreensiva com as primeira propostas da autarquia bracarense para a renovação do eixo da Rodovia, entre a rotunda Santos da Cunha e a rotunda da Universidade do Minho (UMinho).

Por enquanto, o projecto final não está concluído (será colocado para discussão pública no próximo mês de Fevereiro), mas a Câmara Municipal de Braga pretende retirar as travessias aéreas, colocar mais passadeiras e semáforos, avançar para a construção de uma faixa exclusiva para autocarros e, ainda, abrir uma área ciclável.

Bruno Gonçalves, presidente da JS de Braga, disse à RUM que a retirada das passagens aéreas “não será a melhor opção de segurança para os peões”. “já percebemos, noutros locais da cidade, que essa retirada serviu para condicionar ainda mais a circulação automóvel”, acrescentou.

Ainda assim, a JS de Braga vê “com agrado” a construção de uma faixa dedicada a bicicletas. Quanto à faixa exclusiva para autocarros, mais uma vez, a JS está apreensiva quanto “às implicações para o condicionamento da circulação automóvel naquela zona da cidade”.

De acordo com a autarquia, o projecto será motivo de discussão pública no mês de Fevereiro. Bruno Gonçalves garante que a JS de Braga “vai aguardar pela apresentação do projecto final e que saberá reconhecer aquilo que é possível ser uma oportunidade benéfica para a cidade, mas também o que poderá ser necessário melhorar”. “Por isso, estamos ao dispor do executivo para encontrarmos as melhores soluções para estes propostas que têm a ver com a mobilidade na cidade de Braga”, afirmou.

Áudio:

Bruno Gonçalves, presidente da JS de Braga, deixa alguns alertas

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv