“Missão Amar(es)” regressa a Moçambique

“Fazer muito com pouco”. É assim que vai partir o grupo de voluntários que este ano faz parte da “Missão Amar(es)” que, pelo segundo ano consecutivo, vai estar durante duas semanas em Moçambique, nas regiões de Maputo em Chibuto, a trabalhar com as crianças e idosos mais necessitados da região. Bernardino Silva, mentor do projecto, apresentou, esta tarde, na Câmara Municipal de Amares, a equipa que vai consigo nesta missão e disse que este é um “projecto sem rostos” onde o “bem comum é a causa principal”.
O projecto contou com o apoio do município de Amares, de diversas juntas de freguesia e de várias entidades privadas que se juntaram à causa. Este ano vão 8 elementos, mais 4 do que no ano passado, e estarão divididos em duas equipas.
Em Maputo vão ser prestados cuidados médicos e em Chibuto vão ser construídas casas “com um dinamismo muito próprio e particular das comunidades” em que se inserem e, este ano, o valor angariado servirá para a edificação de seis habitações (o ano passado foram duas).
A equipa parte no próximo dia 16 de Agosto e regressa a 2 de Setembro. Diana Teixeira é médica e uma das voluntárias que vai estar em Maputo. Aos jornalistas explicou que o material médico já vai ser levado de Portugal. “Vamos levar desinfectantes, máscaras, suturas, luvas, medicação intravenosa e oral e vamos, ainda, dar acções de formação ao nível da saúde oral, da lavagem nasal e da importância de detetar atempadamente uma dificuldade responsável”, disse.
Última oportunidade para ajudar
No próximo sábado, dia 12 de Agosto, este grupo organiza a última actividade solidária para angariação de fundos. Será uma caminhada solidária, de cerca de 6 km “ de dificuldade reduzida”. Diana Teixeira explicou que o ponto de partida e de chegada está situado na Praça do Comércio, em Ferreiros, Amares.
A entrega dos kits começam por volta das 08h00, a animação e warm-up começam às 09h30 e a caminha arranca às 10h00. “Ajudem-nos a divulgar esta causa e a ajudar quem mais precisa”, acrescentou.
