“Missão NERD” quer entrar nos hospitais da Galiza

A “Missão NERD” vai entrar na Galiza. O projecto do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) que pretende facilitar o entendimento da ciência junto das crianças internadas nos hospitais de Braga e Guimarães vai avançar para o Hospital de Viana do Castelo e entrar em território galego. Segundo Marta Oliveira, do INL, o consórcio “nano” é produto do investimento do Governo de Espanha, logo, os projectos também têm que estar do outro lado da fronteira.
“Temos o projecto no Hospital de Braga e Guimarães. Vamos agora pra Viana do Castelo e queremos entrar na Galiza. O INL é um consórcio entre os governos de Portugal e Espanha e, por isso, faz todo sentido que esta missão entre nos hospitais galegos”, destacou Marta Oliveira.
Hoje os “NERD” estiveram na ala pediátrica do Hospital de Braga e a responsável no INL explicou que o objectivo missão passa por abrir o INL às instituições.
“Temos já o Open Day no INL, mas queremos mais. Daí abrir o laboratório fora de portas. Mostrar o que é a nanotecnologia e quem somos. Queremos contribuir para uma sociedade mais informada e próxima do INL”, referiu.
Quem está à frente das instituições agradece estes “NERD”, até porque, e como explica a responsável da ala de pediatria do Hospital de Braga, Almerinda Pereira, estas actividades “podem ajudar numa melhor recuperação do paciente até em termos cognitivos”. “É uma forma de mostrarmos a ciência de uma forma lúdica num contexto de hospital. Procuramos que estes momentos, em que eles não estão no tratamento, possam ser passados da melhor forma possível”, acrescentou Almerinda Pereira.
